Fundamentação, metodologia e vivências

Fundamentação, metodologia e vivências

martes, 19 de mayo de 2015

15 maio - Vivências Corporais: Lutas











LUTAS


Algumas definições encontadas do dicionário Michaelis online:

  • Combate entre duas ou mais pessoas, com armas ou sem elas, com intenção de subjugar, pôr em fuga ou matar.
  • Competição em que dois homens se agarram corpo a corpo, para medir as forças, procurando derrubar um ao outro, observando certas regras
  • Qualquer forma de competição de forças, de habilidade, de ciência ou de faculdades intelectuais entre duas ou mais pessoas.
  • Esforço dos seres vivos para defender a sua integridade física e moral contra os obstáculos exteriores, a natureza, os flagelos sociais.
  • Empenho, esforço, lida. 
Essas definições para a luta foram ressaltadas por refletir o que pudemos ver nas aulas nas quais as lutas foram tematizadas, com base nos relatos de experiência, nas vivências, no texto e nas dicussões propostas pelo professor.

Tivemos a oportunidade de vivenciar três modalidades de luta: Kung Fu, Capoeira e Taekwondo. Lutadores das três modalidades estiveram presentes para ensinar e refletirmos sobre origem, como e quem pratica, como são ensinadas estas modalidades na escola e quais os efeitos.

Kung Fu

Arte marcial chinesa, praticada por grupos de diferentes estilos, por exemplo: Garra de Águia, Louva a Deus, Wing Shun, Leopardo, Macaco, Bêbado. Nesta modalidade os praticantes trabalham as habilidades do corpo, chutes, socos, manejo de armas, alongamento, e trabalham também a espiritualidade do indivíduo, sabedoria, respeito e disciplina.

Na escola

Os profissionais presentes nos relataram de como é possível trabalhar com o Kung Fu em escolas, os convidados Artur e Alexandre trabalham com alunos de ensino fundamental e esclareceram que ensinam não somente as tecnicas de ataque e defesa corporais,  mas ensinam como devem ser responsaveis, cuidadosos e pacíficos, disciplinados e respeitosos com base nos juramentos do Kung Fu.

Juramentos do Kung Fu
1. Eu me comprometo a treinar o corpo e espírito para a paz.
2. Eu me comprometo a reverenciar nossos ancestrais e respeitar mestres, professores e colegas.
3. Eu me comprometo a não ser falso e seguir o caminho da verdade.
4. Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento físico, mental e espiritual.
5. Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento.
6. Eu me comprometo a contribuir para que nosso meio não ofereça abrigo aos mal intencionados.
7. Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e artes marciais.
8. Eu me comprometo a zelar pelo respeito devido ao Kung Fu.
9. Eu me comprometo a ser exemplo vivo da filosofia e da ética dos mestres.
Dicussões sobre o assunto

Falando sobre o assunto surgiu na turma o seguinte questionamento:
Será que ter lutas na escola pode deixar os alunos mais violentos ou agitados?

Os profissionais respodem a este questionamento que as tecnicas devem ser ensinadas com responsabilidade, de forma que seja transmitida também a filosofia da luta praticada na escola. Relataram também de crianças que passaram a ser mais calmas ou contidas após começarem a treinar uma luta, porém ressaltaram que não é ideal que se matricule um aluno numa aula de Kung Fu ou Capoeira, por exemplo, por ser muito calmo ou muito agitado, mas por interesse na arte, na história, na prática e filosofia da luta.


Kung-fu:





Capoeira:



Taekwondo:






Demonstrações finais de Kung-fu:






No hay comentarios:

Publicar un comentario