Fundamentação, metodologia e vivências

Fundamentação, metodologia e vivências

martes, 19 de mayo de 2015

10 de abril - Vivências corporais: Brincadeiras





BRINCADEIRAS
Antes de iniciarmos as vivências foi feito em sala um mapeamento dos jogos e brincadeiras que envolviam toda a turma. Nosso grupo levantou o tema de brincadeiras realizadas em família. Com o objetivo de compreender como as práticas corporais se deram no meio pedagógico, pudemos compreender que as crianças passaram a analisá-las, entendê-las por meio de sua expressão corporal. No primeiro dia, fomos divididos em grupos para identificarmos uma brincadeira a ser aplicada com toda a turma.
Nosso grupo selecionou Corre Cotia. Dividimos a turma em dois grupos para melhor aplicar a atividade e questionamos à turma com relação às versões conhecidas das regras do jogo e da cantiga, estabelecendo o que era comum entre a maioria. Durante a atividade, aconteceram intervenções que urgiram para um melhor aproveitamento e participação de todos.
Essa brincadeira está presente em nossa sociedade há muito tempo, não possui data específica desde sua origem. Muito praticada no meio infantil, principalmente entre as meninas. Corre Cotia é uma espécie de pega-pega, porém em forma de ciranda. A cantiga da brincadeira tem algumas versões que variam de acordo com a época e a região.
No segundo dia de vivência, cada grupo foi convidado à socializar uma pesquisa realizada sobre o histórico da brincadeira que havia aplicado na vivência anterior. Em seguida, os grupos deveriam selecionar uma nova brincadeira e aplicá-la com base nas etapas orientadas no decorrer do curso. Nosso grupo escolheu mímica.

Depois de informar a todos que iríamos brincar de mímica, ouvimos algumas sugestões baseadas nos conhecimentos individuais para uma melhor adaptação do jogo. Dividimos a turma em dois grupos, que se reuniram para definir o filme que a equipe adversária deveria adivinhar, através da mímica de um representante no período de um minuto. Para finalizar, os grupos puderam socializar possíveis adaptações para a escola, levando em consideração a participação efetiva de todos os alunos.












No hay comentarios:

Publicar un comentario